quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Investiu $ é candidato Bom!

Num desses finais de tarde, todo mundo saindo do trabalho, curtindo a queda de temperatura que fora cruel durante o dia, saboreando um cafezinho, falando justamente de "eleição". Chegam então mais pessoas e a gente começa a perceber algumas questões bem interessantes.
1. Candidato bom nos dias de hoje, tem que de alguma forma ajudar alguem. Seja com um dinheiro para a compra de um remédio, compra de material de construção, etc...Os comitês são centrais de solicitações ou pedidos, também chamados de demandas. Atendeu é bom!
2. É preciso segurar ao máximo o atendimento dos pedidos, deixando-os para bem próximo do dia da eleição, pois, ou o eleitor esquece muito rápido o que ganhou e de quem ganhou ou, outro candidato o atende com um benefício muito maior. Exemplo: um candidato no início da campanha doou uma bicicleta. Agora, na reta final, o mesmo eleitor foi chamado por outro candidato que deu uma passagem ida e volta para são paulo e mais uma ajuda para custear despesas da filha deste eleitor que está doente. Quem ganha os votos?
3. Mesmo sendo um candidato com boa formação acadêmica, ficha limpa, comprometido com causas sociais, o eleitor beneficiado usa a seguinte frase: "Se o fulano não tivesse me ajudado da forma que me ajudou, eu ia votar no sicrano, pois acho ele muito inteligente, honesto, mas...o que fazer né? O cara me ajudou e agora vou dar essa força pra ele"
4. Alguns eleitores também são conhecidos dos candidatos e, confiantes em dias melhores, investem alto nas campanhas. Usam seus próprios carros, suas casas são usadas para reuniões, etc...São aqueles que vão receber depois do candidato eleito, são os futuros assessores!
Enfim, por convicção, por análise de propóstas, por ideologia, por ética...são poucos que votam.
Depois do debate da terça-feira, falei com algumas pessoas que disseram ter mudado o voto ou reafirmado seu desejo de votar em determinado candidato. Mas o eleitor que negociou o voto nem percebe, mas está "preso". Pode assistir a tudo, ter duvidas, não tem jeito, vai votar no candidato que lhe beneficiou. É uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário