quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Por que não tem farinha?

Para quem não sabe, eu trabalhei em Oiapoque quando servia o exército Brasileiro há 21 anos atrás. Hoje as coisas estão bem mudadas por aqui e, em muitos aspectos até me surpreendo às vezes.
Voltei ao Oiapoque no início do ano passado. Estou na Polícia Civil e como rodo muito pela cidade, observo muito o que acontece de diferente de 1988 a 1992, quando aui servia a pátria aos dias atuais.
Hoje, bem cedinho, como faço todos os dias, fui a padaria e mais uma vez fiquei a observar o movimento das pessoas, e comparando em minha mente como era tudo isso antes.
Vi então, parar um táxi branco cheinho de indígenas, provavelmente da aldeia do manga. Todos saíram bem depressa para uma agência da Caixa Econômica Federal, pois estava saíndo o pagamento de uma bolsa do Governo Federal e no dia anterior teriam acertado com o taxista a corrida.
Lembrei-me então, de como as coisas funcionavam há vinte anos. No mesmo horário, chegava no mesminho ponto onde parou o táxi branco, um grande caminhão. Este caminhão, além dos indígenas, trazia banana; abacaxi; macaxeira e, principalmente Farinha, muitos sacos de Farinha.
Durante o dia inteiro os produtos eram comercializados e ao final, com o apurado, os índios faziam sua compras e retornavam para suas aldeias.
Assim fica fácil entender o porquê da falta da farinha. Agora, os índios compram na cidade o que antes produziam e vendiam. Tudo graças ao novo padrão de vida... graças as Bolsas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário